I’m in the garden – Criar Ervas Aromáticas

I'm in the garden!

Eu gosto imenso de utilizar ervas aromáticas nos meus cozinhados. Acho que acabei por ser influenciada pelos programas do Jamie Oliver e pelo quanto ele defende que as ervas frescas têm um sabor mais intenso do que as secas. Semear ervas aromáticas e cuidar delas não é assim tão complicado, mas requer alguns cuidados, tais como regá-las regularmente. Eu tenho uma certa tendência para as regar em demasia e quando as vejo ficar meio amareladas, percebo logo que foi excesso de água.

Na janela da cozinha

Actualmente tenho manjerona, a qual não tem crescido muito, penso que coloquei demasiadas sementes num vaso tão pequeno e a falta de espaço levou a uma luta interna que não terminou da melhor forma para alguns pés e tenho ainda tomilho.

Na janela da cozinha

A erva que mais utilizo é o coentro, motivo pelo qual semeei numa floreira. É engraçado ver que inicialmente as folhas são pontiagudas e só depois com o crescimento é que tomam a forma característica. Ocasionalmente viro os vasos, porque as ervas procuram a luz e tendem a voltar-se todas para a janela e os vasos ficam desequilibrados. Ao virá-los regularmente os vasos ficam mais harmoniosos.

Na janela da cozinha

Quanto à salsa, já utilizei vários pés e este vaso é assim uma mistura de pés de vários tamanhos, mas que têm dado jeito na hora de cozinhar. O cebolinho quase não germinou. De uma saqueta de sementes existem muito poucos pés. Em vez de semear deveria ter optado pela planta já formada disponível em algumas lojas das redondezas.

Na janela da cozinha

O manjericão é o meu orgulho. Tem crescido muito, as folhas são grandes e dão imenso gosto. Já utilizei na confecção de pizza, caracóis e de lombinhos de porco.

Na janela da cozinha

E o que se iniciou como uma brincadeira para os miúdos, tem dado origem a uma planta que não pára de crescer. Eu desconhecia completamente a planta do grão e esta semana foi com alguma alegria que descobri uma vagem num dos pés.

Na janela da cozinha

Por agora as ervas dão-se bem na janela da cozinha, mas não tarda nada e a salsa e os coentros chegarão ao fim e terei que pensar se volto a semeá-los ou se os substituo por outras ervas.

🙂

One thought on “I’m in the garden – Criar Ervas Aromáticas

  1. Pingback: I’m in the garden – As ervas aromáticas | Cão Ão Ão

Deixe uma Resposta

