Torta de Kiwi

Torta de Kiwi

Este fim-de-semana fizemos uma torta para utilizar esta manteiga de kiwi, para gastar alguns ovos com que as galinhas nos presentearam e acima de tudo para aproveitarmos a companhia uns dos outros.

Torta de Kiwi

Comecei por acender o forno a 150º, untar uma forma quadrada com margarina e forrar o seu fundo com um pouco de papel vegetal para não correr o risco da torta se agarrar. Depois arregacei-lhes as mangas, lavaram as mãos e aos saltinhos (e com muitas risadas pelo meio) lá se colocaram nos seus lugares e iniciamos a tarefa.Utilizei a Bimby exclusivamente para bater as claras em castelo, o resto foi tudo bem à antiga, batido com a colher de pau.Bateram as gemas com o açúcar, juntámos o fermento, a farinha, a raspa de limão e o leite e foram mexendo à vez, numa amena cavaqueira.Soltaram uma grande gargalhada quando viram as claras já batidas e acham imensa piada ao facto de se dizer que as claras ficam batidas em castelo.Juntei então as claras e eles mexeram mais uma vez.Coloquei o preparado na forma e levei ao forno.Esta massa fica tão fofa e alta que não se pode deixar cozer muito, dependendo do forno, mas uns 10, 12 minutos são suficientes, para não correr o risco de ao enrolar, a torta partir-se.

Torta de Kiwi

Enquanto cozia, preparei a bancada para desenformar a torta, estiquei papel vegetal que polvilhei com açúcar, destapei o frasco da manteiga de kiwi.Depois abri o forno, verifiquei a cozedura com um palito e como já estava desenformei a torta, retirei o papel vegetal do seu fundo (ainda bem que forrei a forma com papel, facilita muito o desenformar), espalhei a manteiga e enrolei.Como ficou tão direitinha transferi logo para a travessa e arrefeceu aí.

Comentário dos filhos: está bonita.E eu acrescento: está boa.

Ingredientes:

6 ovos, 250 g de açúcar, 220 g de farinha, 1 colher de chá bem cheia de fermento em pó, raspa de limão, 1 dl de leite, manteiga de kiwi, margarina para untar, açúcar para polvilhar, (papel vegetal).

4 thoughts on “Torta de Kiwi

  1. Olá !!! Sou leitora assidua do teu blog e passo por ca muito assiduamente, pois identifico-me muito contigo (devido as vicissitudes da vida) e gosto muito de te ler.
    vais ver que tudo vai correr bem em e até JUlho 🙂
    Nesta receita que tem um aspecto maravilhoso, qual é a quantidade de leite…é que não diz na receita …
    Muito Obrigada
    beijinhos
    Patricia

    • Obrigada pelo comentário!Lamento desde já e beijinho grande para ti.
      Quanto ao leite, levou cerca de 100 ml de leite. 😉

      Bons cozinhados!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s