Pudim de Pão

Pudim de Pão

Este pudim é usualmente feito pelo Natal na nossa família.Durante muitos anos ajudei a minha avó paterna a prepará-lo e hoje lamento não saber qual é a receita que ela fazia.Já o fiz com algumas alterações, mas ainda não cheguei lá.Claro que existe sempre a possibilidade de não o conseguir, nem sempre é fácil recriar sabores da infância, mas recordo-me que o dela era muito mais claro do que os meus e não era tão compacto.Talvez a diferença esteja no pão.

Esta minha avó não sabe ler, habitualmente era o meu avô que lia as receitas.Existia na casa deles um caderno com muitas receitas escritas pelo meu avô, algumas dadas pela minha bisavó, outras de familiares do Alentejo.Talvez já nem exista, a minha avó tem a mania das arrumações e nem sequer me atrevo a falar-lhe nele, acho que não tenho o direito de o pedinchar para mim.

O meu marido adorou este pudim, mas para alguns de nós ainda lhe falta ali qualquer coisa. 🙂

Ingredientes:

3 carcaças

300 g de açúcar

6 ovos

500 ml de leite

20 g de margarina

1 pitada de sal

12 g de farinha

caramelo líquido

Preparação:Ferver o leite e numa tigela deitá-lo por cima das carcaças partidas aos bocados.Coloquei esta mistura na Bimby e coloquei uns segundos à velocidade 5.Depois fui juntando a margarina, o açúcar, o sal, a farinha e por último os ovos, misturando à velocidade 4.Untei uma forma de buraco com caramelo liquido, deitei o preparado e levei ao forno em banho-maria até cozer.Fui espetando um palito ocasionalmente para verificar a cozedura.Deixei arrefecer e como o fiz de véspera guardei-o no frigorífico até ao momento de servir.

7 thoughts on “Pudim de Pão

  1. Pingback: Pudim de pão | RECEITAS

Deixe uma Resposta

