Doce de Maçã e Ananás com Hortelã

Doce de Maçã e Ananás com Hortelã

Gosto muito de um livro que o meu irmão me ofereceu há uns bons anos, chama-se Conservas e é do Oded Schwartz.Há um tempo atrás utilizei-o para fazer umas pêras em brandy, mas folheio-o muita vez, porque não é apenas um livro de receitas, o seu autor fala um pouco sobre si, sobre as suas origens e tem muitas sugestões e conselhos práticos, o que não é vulgar num livro deste género.

Se há algo que me aborrece, é estar um fim-de-semana inteiro em casa e não me sentir produtiva.Dê lá por onde der, no meio das limpezas, refeições, roupa, tenho que conseguir fazer algo de que realmente goste.Tinha meio ananás a estragar-se e a hortelã tão vistosa na horta, a pedir para ser usada, que pensei em fazer uma compota.Lá fui ver o livro e efectivamente tem uma receita de geleia de maçã com hortelã, que adaptei para fazer este doce.Não fiz geleia, porque gosto de incorporar a polpa da fruta, custa-me sempre deitar comida fora.

Doce de Maçã e Ananás com HortelãColoquei no tacho três maçãs descascadas, o ananás, casca de limão, um ramo de hortelã e água e levei ao lume para cozer.Ocasionalmente e no meio das minhas tarefas ía lá supervisionar.Quando a fruta ficou cozida, escorri bem a água e reduzi a fruta a puré, pesei o puré e coloquei num tacho o puré e o seu peso em açúcar, adicionei um pouco de água e levei novamente ao lume.Voltei a colocar folhas de hortelã no tacho, porque gostei muito de ver o doce amarelo salpicado de verde.Quando atingiu o ponto estrada coloquei em frascos esterilizados.

🙂

One thought on “Doce de Maçã e Ananás com Hortelã

Deixe uma Resposta

