Maçãs do Amor

Maçãs do Amor

Ou as coisas que me proponho fazer.Os pauzinhos que mencionei aqui foram para fazer estas maçãs.Serviram como lembrança de aniversário do meu filho.Nunca tinha feito nada deste género, que implicasse fazer este ponto de açúcar.Por norma compro sempre o caramelo líquido, por isso a experiência era zero.Das várias receitas que encontrei na Net, acabei por não seguir nenhuma e fiz aquilo que a minha intuição me disse. Passei a compreender melhor a minha bisavó e a sua dificuldade em indicar as quantidades certas daquilo que cozinhava (e tão bem).Não me recordo se já aqui falei nela, mas “dizem” que nós temos algumas parecenças e dizem bem, porque é verdade, com a diferença de que eu jamais terei a determinação dela. Mas voltando às maçãs, comecei por lhes espetar o pau, já depois de lavadas e secas e preparei a calda.

Maçãs do AmorColoquei 500gr de açúcar num tacho, juntei 2 colheres de sopa de vinagre, corante alimentar vermelho e alguma água.Tentei que ficasse uma calda grossa.Não mexi para não criar bolhas de ar (mas acabou por criar na mesma).A calda ferveu uns 5 minutos e depois fui controlando o ponto da calda.O objectivo é deixar cair um pingo da calda num recipiente com água fria, retirá-lo com o dedo e se ficar duro como um rebuçado, está no ponto.E assim foi, quando isso aconteceu desliguei o fogão, esperei um minuto e comecei a banhar as maçãs.Consegui “dar banho” a 14 maçãs pequenas que fui colocando num tabuleiro forrado com papel vegetal untado.

Quando arrefeceram envolvi-as em papel celofane e atei com ráfia.

3 thoughts on “Maçãs do Amor

  1. As minhas até correram bem, mas efectivamente a calda tem que atingir aquele ponto e depois não podemos esperar muito tempo para mergulhar as maçãs, porque aquilo começa a endurecer.Tens que experimentar outra vez.

    🙂

Deixe uma Resposta

