Argumentos

Os filhos crescem. O meu filho teve grandes birras, queria sempre que tudo fosse à sua medida e quando não era, a sua frustação atingia níveis muito altos.É algo de que não tenho saudades.Ela está agora nessa fase e apesar de não ser tanto como ele, é algo que me tira um bocadinho do sério, apesar de eu ficar em modo pause por fora, por dentro estou em ebulição.

Claro que com a idade eles vão ficando diferentes, melhoram as “técnicas” para conseguirem aquilo que querem.

No outro dia fomos à sapataria, estávamos os quatro a precisar de calçado e saímos de lá com muitos euros fora da carteira.Nisso o meu filho viu uma carteira muito gira e começou a pedinchá-la à mãe (eu), porque ao pai já sabe que não vale a pena.Naquele momento, achei que uma carteira para um miúdo de 5 anos que deixa tudo em qualquer lugar não fazia muito sentido e viemos embora.Ele ficou arrasado, veio a chorar em silêncio a viagem toda.Entrou em casa a chorar e sentou-se no sofá a barafustar.

Sentei-me junto a ele, para conversarmos.Lá lhe expliquei que tinhamos gasto muito dinheiro nos sapatos, que não podiamos estar sempre a comprar tudo o que ele queria, que há prioridades, primeiro compra-se o que é mais importante…aquela conversa de sempre.

-Mas isto é muito importante.

-Então porquê?Nem sequer estás no 1º ano, para que precisas tu de uma carteira?

-Ora, assim quando nós fossemos às compras e eu quisesse alguma coisa e tu não comprasses, eu já podia pagar.

-Mas filho, tens que ter dinheiro para colocar lá dentro, não basta ter uma carteira.

-Então tu dás-me.

– Mas assim acabo por pagar eu e não há necessidade de teres uma carteira.

-Mas quando eu ajudo a avó, ela também pode dar-me uma moeda.

No fundo, o meu filho estava a querer alguma autonomia financeira.Começa a gostar de pagar as suas próprias coisas quando vamos às compras.E quando vai a casa da avó faz imensas tarefas, com a idéia final de ser recompensado financeiramente pelo seu trabalho.

Os argumentos que ele me apresentou pareceram-me muito válidos e passado uns dias lá fomos comprar uma carteira, que exibe orgulhoso quando vamos às compras.

-Mãe depois diz-me quando for para pagar.

😉

Deixe uma Resposta

