Adaptação à Creche

A dela, a da minha filhota.Tenho o hábito de perante um problema, dificuldade procurar respostas, ler e ouvir testemunhos de quem já passou pelo mesmo, o que fizeram para ultrapassar a angústia que se sente quando deixamos os nossos filhos com estranhos e eles berram desalmadamente a pedir para não os deixarmos ali.

Tenho duas miniaturas de mim dentro da minha cabeça, uma que me chama nomes e me diz como sou capaz de a deixar ali, outra que me diz que estou a fazer o melhor para ela.Não tem sido fácil, nem para ela, nem para mim, nem para a avó que ficava com ela.Passou-me muitas vezes pela cabeça desistir, esperar mais uns meses numa tentativa de acabar com estes sentimentos.No fundo: adiar o problema, ou piorá-lo.

A mudança faz parte da vida, lidar com ela é que nem sempre é fácil.O pediatra ficou satisfeito com a idéia, aos 2 anos e meio a escola só lhe vai fazer bem.Tomara que sim e que daqui a uns tempos eu volte a ler este post e o ache um perfeito disparate.

2 thoughts on “Adaptação à Creche

  1. Olá. Por experiência própria (ficou com as avós até aos 2 anos e depois foi para um primeiro infantário que não me satisfazia na medida em que achei que não era normal ela chorar quando a deixava e quando a ia buscar, tanto que mudei de infantário e foi a melhor coisa que fiz) acho que melhor altura para os por no infantário é aos 3 anos. A separação não custa tanto para ambas as partes porque nesta idade eles percebem que vão para aquele sitio para brincar e estar com outras crianças. Se existe a possibilidade de ficar com a avó, é de aproveitar. A partir dos 3 eles tornam-se mais independentes, logo é mais fácil para eles aceitarem as coisas após uma explicação tipo “ficas aqui a brincar com os amigos que a mamã vem já”.

  2. A minha idéia inicial era só a colocar aos 3 anos, mas ela está pouco desenvolvida a nível da linguagem e não interagia com nenhumas crianças para além do irmão pelo que tive que acelerar o processo.Agora já está melhor.

    😉

Deixe uma Resposta

