Bolo de Vidro

Bolo de Vidro

No passado fim-de-semana fiz este bolo.Há uns bons meses atrás explorei a receita na net e fiquei com imensa vontade de o fazer, só que foi perto do Natal e fui adiando até esta altura.É delicioso, muito fresquinho, óptima sobremesa, não é muito doce e leva fruta.Já me imagino a fazê-lo com morangos, ananás, kiwi, frutos vermelhos.

A receita é longa, mas acaba por não ser um bolo difícil de fazer, é apenas trabalhoso, tem que se esperar que a gelatina adquira alguma consistência para depois a colocar por cima, mas tirando isso e como eu costumo dizer é básico. 😉

Bolo de Vidro

Aqui  fica então a receita que utilizei:

Gelatina:
2 embalagens gelatina pêssego/manga
750 ml de água

Leva-se 500 ml de água a ferver, dissolve-se a gelatina, adiciona-se 250 ml de água fria, mexe-se e reserva-se.Na prática utiliza-se o pó para fazer 1 l de gelatina, mas reduz-se a água e faz-se apenas 0,75 l.
 
Massa do bolo:
8 claras batidas em castelo
6 gemas
150 gr de açúcar em pó
150 gr de farinha

Aquece-se o forno.Bate-se as claras em castelo.À parte bate-se as gemas com o açúcar, junta-se a farinha e por último as claras.Leva-se ao forno numa forma untada com margarina.O bolo depois de feito tem que caber na forma de aro amovível, por isso ou utiliza-se uma forma de tamanho mais pequeno, ou depois tem que se cortar um pouco o bolo todo à sua volta.

Recheio:
2 gemas
330 ml de leite
50 gr de açúcar em pó
50 gr farinha maizena
1 colher chá aroma baunilha

Num tacho bate-se as gemas com o açúcar.Adiciona-se um pouco de leite, mexe-se e junta-se a farinha.Por último adiciona-se o aroma e o restante leite.Leva-se ao lume a engrossar.

1 lata de pêssego para enfeitar

Montagem do bolo:
Desenforma-se o bolo para cima da base da forma de aro amovível, corta-se ao meio e recheia-se com pedaços de pêssego e parte do recheio.Coloca-se a outra metade do bolo por cima e barra-se o bolo todo com o resto do preparado do recheio.Coloca-se o resto do pêssego por cima e laterais.Posteriormente coloca-se o aro na forma e (agora vem a parte do jogo da paciência) aos poucos vai-se colocando a gelatina nas laterais e levando ao frigorífico para solidificar.Repete-se o processo até acabar a gelatina.Leva-se ao frigorífico para solidificar na totalidade.

10 thoughts on “Bolo de Vidro

  1. Pingback: Outro Bolo de Vidro « Cão Ão Ão

  2. gostaria de saber como posso congelar salgados, como coxinha, pastel, rizolis pois estou fazendo esse tipo de salgados mas sou marinheira de primeira viagem nao tenho ainda muita prática obrigada mais uma vez abraço.

    • bem eu ja pensei (ainda vou experimentar) em começar por colocar primeiro a gelatina numa forma normal (um pouco no fundo junto com pedacinhos do pessego) e deixar solidificar, entao colocar o bolo (ao contrario) e colocar a gelatina que falta a roda e solidificar tambem. depois é so desenformar. é claro que para isso tem que se forrar a forma de manteiga. nao sei se vai servir mas hei de exprimentar.

  3. Ohh esse bolo é mesmo bom, mas nao consegui que ele ficasse coberto pela gelatina em cima. porque a gelatina derreteu-me por for da forma 😦 mas o conteudo tava la e é belissimo! so aconselho a dobrar o açucar no recheio fica mais saboroso! parabens!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s