Fritos de Cenoura à Moda de Viana

Bem se os naturais de Viana fazem os fritos assim, não sei.Mas que são deliciosos, isso são.Tive inclusivé que brigar para que parassem de os comer (eu fritava-os e misteriosamente íam desaparecendo).

Fazer fritos no Natal é uma tradição com muitos anos na minha família.Durante anos a minha avó fez-os para nossa sorte, depois com a idade deixou de conseguir  e ficou um vazio.Na minha adolescência cheguei a tentar fazê-los várias vezes, mas acabavam por ficar crus por dentro, ou a saber muito a farinha.Durante anos recusei-me a fazê-los, apesar da pressão familiar.

Este ano decidi voltar a experimentar e comecei a procurar nos meus arquivos receitas sobre os mesmos.Encontrei esta.É um pouco diferente dos fritos que se costuma encontrar, mas são muito bons e aparentemente fáceis de preparar.Certamente que também ficam bons com abóbora ou batata-doce.

Ingredientes:
250 gr de cenoura cozida e em puré
3 ovos
1 colher de sopa de farinha
350 gr de açúcar
paus de canela q.b.
água q.b.
óleo para fritar
Preparação:
Bater os ovos, juntar a cenoura cozida já em puré e a colher de farinha e mexer muito bem.Num tacho alto aquece-se o óleo e quando estiver bem quente junta-se colheres de massa (eu usei uma colher de sopa) e frita-se então de um lado e de outro até terminar a massa.Coloca-se os bolinhos em papel absorvente.
À parte leva-se ao lume o açúcar, os paus de canela e àgua q.b. para fazer uma calda de açúcar, deixando ferver.
Numa tigela dispôr os bolinhos e deitar a calda de açúcar por cima.

One thought on “Fritos de Cenoura à Moda de Viana

  1. Olá 😀
    Esta é a minha primeira visita neste cantinho 😀
    E logo à chegada estes doces maravilha !!
    Eu tenho a receita da Mami , mas em vez de cenoura ..leva abóbora 😀
    São de comer e chorar por mais 😀
    Não admira que desapareçam 😀

    Beijoca
    Maluxa

Deixe uma Resposta

