Os Cães

Não me recordo de nenhum período da minha vida em que não tivesse tido cães. Quando nasci já existiam em casa dos meus pais e muito antes de me mudar para a minha casa tratei logo de tratar do assunto. Gosto mais das fêmeas, acho-as mais dedicadas e apesar de também marcarem o território, não o fazem de forma exagerada como os machos.

Conhecem os nossos hábitos como ninguém, o barulho do motor do carro, “avisam” quando se aproximam estranhos e pessoas conhecidas.E com um latido dizem-nos: “Já chegaste!”, “chega aqui e dá-nos uma festa”.

Não falam, mas também não precisam, sabem avisar quando por esquecimento a tigela da água fica vazia, quando algo de estranho se passa no quintal. Se é para brincar, correm a ir buscar a bolinha e ladram como que dizendo: “Estamos prontas, atira com força.”.

São bichas ternurentas, que sentem a nossa falta quando nos ausentamos e fazem recepções de boas-vindas como poucos conseguem. Os filhos sabem que as têm que tratar bem e que não se admite puxões de pêlo e afins. Não tenho preferência por nenhuma, são todas diferentes e todas iguais, cada uma ocupa um espaço, tem uma função e eu uma certeza, de uma maneira ou de outra os cães farão sempre parte da minha vida.

2 thoughts on “Os Cães

  1. Nunca tive um cão e sempre tive vontade de ter. Agora até poderia, mas não tenho onde o encaixar na minha vida. Não tenho casa, nem tempo para lhe dedicar, mas tenho pena…talvez um dia…

Deixe uma Resposta

