Mini-Férias

Com o feriado e uma “ponte” acabei por ficar em casa quatro dias inteiramente dedicados à família. Tal como o ano passado aproveitámos o feriado para fazer um piquenique. Preparei o farnel, peguei na mesa dos piqueniques (uma mesa de madeira com quatro bancos já incorporados), meia dúzia de brinquedos, máquina fotográfica e lá fomos nós. Esteve um dia muito agradável e aquele contacto com a natureza renova-me a alma.

Às vezes tenho muitas saudades da minha infância, das coisas que fazia em casa dos meus avós. Lembro-me que nessa altura não havia os excessos que existem hoje em dia, tudo o que podia ser aproveitado era, os sacos de plástico eram lavados e secos no arame da roupa e utilizavam-se vezes sem conta. As garrafas de vidro tinham todas depósito e para se comprar uma tinha-se que levar uma vazia. A fruta da época, por ter um preço mais baixo, era aproveitada para fazer compotas que duravam o ano todo. A minha avó tinha uma parte do armário da cozinha só com compotas que ía fazendo o ano todo e com que depois barrávamos grandes fatias de pão caseiro.

Nestas mini-férias agarrei num livro fantástico que tenho, Conservas de Oded Schwartz (oferecido num Natal pelo meu irmão que sabe que eu adoro estas coisas) e acabei por fazer uma geleia de maçã e canela e uma conserva de pêras. Vou preparar uma parte do meu armário da cozinha e quero enchê-lo de compotas e conservas tal como a minha avó fazia.

  

One thought on “Mini-Férias

Deixe uma Resposta

