Histórias de Família


Em todas as famílias há histórias, umas melhores do que outras que muitas das vezes vêem à baila nos encontros familiares. De pescarias, de caçadas, de festas e bailaricos, de pobreza, de desgraça, de tempos em que a liberdade de expressão era completamente controlada.As opiniões dividem-se e cada um defende a sua época, o aquilo é que era que agora já ninguém liga a essas coisas.

Talvez há uns bons 10 anos recebemos no Natal um livro para escrever exactamente a história da família, na altura fiquei encarregue de fazer a devida pesquisa e escrever todo o historial.É uma tarefa muito interessante, sentar-me com a minha avó e fazê-la recordar o passado, o nome dos seus avós, o que faziam, como eram. Felizmente ainda conheci uma bisavó, assim uma espécie de super mulher, com muitas histórias para contar.

E as histórias de amor?Essas são as minhas preferidas.Cobertas de emoções, de frutos proibidos, que em outros tempos era tudo muito controlado…ou tentava-se controlar…ou fingia-se que se controlava.De todas há uma especial, uma de um casal que ainda hoje me faz sorrir, pelas suas semelhanças, pelos feitios tão parecidos.Conheceram-se num baile e apaixonaram-se.Um dia numa louca crise de ciúmes desentenderam-se, terminaram, deixaram de se falar.Durante 13 anos, sim escrevi bem, foram 13 anos não se falaram mais, nenhum dos dois conheceu mais ninguém, nenhum dos dois deixou de amar o outro e prometeram a si mesmos que não dariam o braço a torcer.Tolos.Um dia, a parte masculina deste casal embebedou-se, assim como que ganhando coragem e foi-lhe bater à porta.Estão juntos até hoje e continuam a ser o casal mais teimoso que conheço.

Não sei que valor terá esse livro para as gerações futuras da minha família, não as imagino a lutar pela posse dele, mas gostava que ele não se perdesse numa caixa num sótão qualquer.Pode ser…

Foto de José Romão

Anúncios

5 thoughts on “Histórias de Família

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s